terça-feira, 18 de julho de 2017

Viagem sonora: a proposta de Lucas Santanna em novo álbum "Modo Avião"

 "Modo Avião" - novo disco de Lucas Santanna (Foto: Divulgação).

O cantor e compositor baiano Lucas Santanna, lançou recentemente o álbum "Modo Avião" (2017, Natura Musical). São dez composições inéditas, a duração das faixas é de aproximadamente trinta minutos ouvidas separadamente e incluindo sons ambientes e conversas que o cantor coletou durante voos, chega a pouco mais de quarenta minutos.

O disco traz uma reflexão sobre a correria cotidiana na qual deixamos escapar momentos importantes, relações "ao vivo" por conversas em redes sociais. No verso da música que dá nome ao CD, Lucas expõe justamente esse pensamento sobre o modo em que a sociedade está conduzindo suas vidas: "No olhar, no falar, no sorrir/ A felicidade ali em seus gestos tão simples/ Não teclar, não atender, não ter que ir/ Alguém pode desligar esse mundo um instante/ Coloca aí no modo de voo".

O artista propõe essa ideia de colocar o mundo no "modo de voo" para que as pessoas interajam entre si, possam ouvir e falar sem a intervenção de aparelhos eletrônicos.

Em um dos intervalos entre as músicas, o cantor fala sobre questões complexas do nosso tipo de conexão com as demais pessoas: "[...] Não importa onde você esteja, a humanidade segue submersa no atoleiro de carícias simuladas, onde o movimento monolítico de lucratividade apenas alimenta o capitalismo voraz cada vez mais ininterrupto, vinte e quatro horas por dia, sete dias na semana, transnacionalmente por sobre ruas barulhentas demais, pessoas orgulhosas por estarem sempre ocupadas demais, conectadas demais e ao mesmo tempo tão longe uma das outras, representadas por perfis e avatares em telas de LCD. Enquanto esses clones interagem a distância, onde estarão suas almas? Essa caminhada pelas ruas que você vê amanhecer pela primeira vez te desperta esse tipo de pensamento. A sua mente vaga e você coloca os seus fones de ouvido para se livrar dos barulhos da cidade."

Lucas Santanna nos leva por uma viagem sonora de altíssima qualidade e junto dele há a co-produção e os sintetizadores do músico baiano Fábio Pinczowski (Ludov, Hélio Flanders) e arranjos de cordas assinados por Marcelo Cabral (Criolo, Rodrigo Campos). 

Para saber mais sobre o cantor, entre no link a seguir: Lucas Santanna.


Lucas Santanna - Modo Avião

Nenhum comentário:

Postar um comentário